A incontinência não é uma doença, mas, um sintoma. É definida como uma condição, na qual uma pessoa sente vontade de urinar ou defecar involuntariamente, pudendo chegar ao ponto de afetar a vida social.
Incontinência urinaria significa perde o controle da bexiga. Em alguns casos resulta num total esvaziamento da bexiga e em outros num pequeno gotejamento.
Há diversas causas que ocasionam a incontinência urinaria. Geralmente esta relacionado a danos físicos, idade, câncer, infecções etc. Algumas condições são temporárias enquanto outras são mais permanentes.
Algumas das causas temporárias para a incontinência urinaria são:
Fumar, beber, excesso de ingestão de líquidos.
Medicamentos prescritos (geralmente, controladores de pressão, relaxantes musculares, sedativos e alguns medicamentos para o coração).
Prisão de ventre (podem aumentar a necessidade de urinar, porque o as fezes compactadas fazem que os nervoscargo da bexiga fiquem hiperativos).
Algumas das causas permanentes para a incontinência urinaria são:
Idade
Danos nos músculos do assoalho pélvico
Próstata dilatada
Câncer de próstata
Estes são somente alguns exemplos! Se esta tendo sintomas de incontinência, sempre procure por um diagnóstico ou tratamento que seja indicado por um profissional.
A incontinência se divide em quatro diferentes categorias:
Incontinência de stress.
Incontinência de urgência.
Incontinência por trasbordamento.
Incontinência fecal.